EXCELEN ZEN

2024-04-19

EXCELENT ZEN contem 5-HTP, um neurotransmissor naturalmente produzido pelo corpo humano para a síntese da serotonina, com influencia direta sobre o humor, bem estar emocional e qualidade de sono. Nesta composição esta presente o GABA, que vai controlar os impulsos nervosos relacionados com o stress e a irritabilidade.

A L-teanina estimula o relaxamento consciente e o estado de alerta para uma melhor capacidade de concentração.

Contem ainda passiflora, com uma ação poderosa no nervosismo, promovendo o relaxamento e um sono mais fácil e reparador.

Reforçado ainda com vitaminas B1, B6 e B12 para garantir o bom funcionamento do sistema nervoso e reduzir o cansaço e a fadiga.

DESCRIÇÃO:

GABA: O ácido gama-aminobutírico é um neurotransmissor, produzido no cérebro, com ação inibitória sobre o sistema nervoso, que é o responsável por induzir o relaxamento e propiciar o sentimento de bem-estar geral. Por norma o organismo produz níveis adequados deste neurotransmissor, contudo fatores como hábitos alimentares incorretos, excesso de cafeína, a toma de medicamentos, a exposição a toxinas e a situações continuas e repetitivas de stress intenso podem fazer baixar os níveis de GABA no organismo. Neste caso surgem os sintomas de doença: ansiedade, irritabilidade, insónia e depressão. A reposição dos níveis de GABA ajuda a regular o funcionamento cerebral, facilita o relaxamento e permite reencontrar o sono natural.

5-HTP: O 5-hidroxitriptofano é um aminoácido, naturalmente presente na semente de uma planta africana designada Griffonia, ou Griffonia simplifolia. Atua de modo semelhante ao triptofano, ou seja é um precursor bioquímico do neurotransmissor serotonina, que está envolvida nos processos metabólicos relacionados com o ciclo do sono, os estados de humor, a regulação da temperatura corporal, a sensibilidade à dor e com o controlo do apetite. A falta de serotonina origina uma série de problemas de saúde, entre eles sensibilidade exagerada às dores, SPM, enxaquecas, instabilidade emocional, depressão, ataques de pânico, insónia, agressividade, ansiedade e distúrbios alimentares.

PASSIFLORA: As partes aéreas da planta Passiflora incarnata contêm flavonóides, compostos com ação sedativa, ansiolítica e antiespasmódica. O seu extrato é recomendado no caso de agitação de origem nervosa, sendo  muito utilizado como coadjuvante no tratamento de insónia, ansiedade, irritabilidade, nervosismo e nas várias manifestações psicossomáticas.

L-TEANINA: Trata-se de um aminoácido que se encontra naturalmente nas folhas de chá verde (Camellia sinensis), e que atua no organismo humano estimulando os níveis de energia endógenos e reduzindo, simultamenamente o stresse. Este aminoácido por atravessar a barreira hematoencefálica, consegue estimular e modular as ondas cerebrais alfa e assim induzir uma sensação geral de calma e de relaxamento consciente e alerta. Estimula ainda as capacidades de concentração, aprendizagem e memorização. A L-Teanina aumenta também os níveis cerebrais de GABA (ácido gama-amino-butírico, o neurotransmissor inibitório que induz o relaxamento e propicia o sentimento de bem-estar), de dopamina (neurotransmissor relacionado com a sensação de  prazer e de recompensa) e de serotonina (o principal neurotransmissor inibitório), neurotransmissores cujos níveis sofrem uma degradação acentuada em situações de stresse, nervosismo, ansiedade, irritabilidade e de esgotamento. Os estudos indicam que a L-Teanina apresenta mais efeitos benéficos para a saúde: protege o cérebro da neurotoxicidade induzida pelo glutamato (uma das principais causas de doenças neurodegenerativas) e reduz os efeitos irritantes da cafeína.

VITAMINAS B1, B6, B12: As vitaminas do complexo B são essenciais à saúde cerebral. Estão envolvidas no metabolismo de produção de energia, na síntese de neurotransmissores, no correto funcionamento do sistema nervoso (pois influenciam a formação da bainha de mielina, camada que envolve as fibras nervosas fazendo com que estas mantenham uma condução de impulsos nervosos adequada),  e no bem-estar psicológico. Quando se verificam défices de vitaminas B no organismo, mesmo que ligeiros, os tecidos nervosos ficam expostos aos mecanismos de oxidação e de degradação, originando sintomas de  fadiga mental, cansaço e ansiedade. Esta exposição aumenta a probabilidade da ocorrência de condições mais graves como depressão, doenças cardíacas, nevrite periférica, degeneração nervosa e até Alzheimer.

Tags:

« Voltar